sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Projeto Brasil das Diversidades no Pedretti 2011



E.E. PROF. JOSÉ PEDRETTI NETO


Projeto: Brasil das Diversidades
E.E. PROF. JOSÉ PEDRETTI NETO
Disciplinas:
Português Prod.Texto Matemática Ciências História Educação Física
Artes
Geografia


Atividades desenvolvidas em Português e Produção de texto 1) Lendas e Mitos: Interpretação e reescrita
Professores (as) - Isabel /Valcinéia / Neusa
A Professora Isabel trabalhou lendas e mitos com os 8º anos. O projeto foi desenvolvido no Primeiro e Segundo semestre de 2011.

A Professora Valcinéia trabalhou a reescrita de textos diversos, entre eles, filmes.

O Professor Junior de Português trabalhou com os 6º anos e 7º anos a leitura e a Produção de Textos sobre o tema da Diversidade:

2 ) Atividades em Matemática


Alunos do Pedretti visitaram a Feira das Profissões do Colégio Santa Marcelina de Botucatu com a Professora Sandra de Matemática, cujo objetivo era o levantamento de outras profissões para o conhecimento dos alunos.
Professor Lucas / Diversidade Regional:

O Projeto de Matemática do Prof. Lucas mostra a diversidade econômica regional brasileira, em que os alunos se dividiram em grupos para apresentar todas as regiões brasileiras e as suas situações econômica através de dados como PIB e Densidade demográfica dos Estados.

Professor Lucas / Diversidade Regional:

O Professor Rafael de Matemática e seus alunos pesquisaram o perfil socioeconômico da clientela do Pedretti, assim como o grau de escolaridade dos pais e responsáveis entre outras questões importantes para nossa proposta pedagógica.




Atividades desenvolvidas em Ciências

Alunos do Pedretti visitaram a Feira de Ciências de Botucatu com o objetivo de conhecerem a diversidade de temas que envolvem a Disciplina deCiências e a maneira como podem ser vistosos trabalhos na prática.

Atividades em Parceria

Palestras e aulas para todas as séries do Ensino Fundamental e Médio sobre o cuidado com os animais domésticos e as doenças. Trabalho que contou com a parceria dos profissionais da vigilância sanitária do Município de Botucatu, que usaram metodologias diferenciadas para tratar do assunto junto aos alunos.

Estagiários da Unesp também desenvolveram projetos com os 6º anos em 2011 sobre violência e agressividade a partir de várias dinâmicas em sala de aula, veja imagens:

Atividades de História - Alunos do Pedretti Visitaram a exposição de imagens de Hiroshima e Nagasaki.Os alunos visitaram a exposição de Hiroshima e Nagasaki para conhecerem a cultura japonesa e aspectos sobre a 2ª Guerra Mundial.


Aulas do Professor Volpato de História

O Professor Volpato de História trabalhou os símbolos e os significados, depois discutiu com os alunos a opinião deles sobre cada um dos símbolos, com objetivo de levar os alunos a reflexão sobre outros valores e culturas.

A Escola ofereceu palestra a todos os alunos do período da manhã para falar dos problemas mais agravantes relacionados com a segurança. Autoridades do setor discutiram com os alunos novas abordagens.




Atividades de Artes e Geografia a partir da cultura junina.


Os alunos participaram da organização da festa junina da escola com trajes típicos reafirmando o significado cultural da festa caipira.

Na festa da Primavera os alunos puderam vivenciar culturas diferentes e praticar danças e observar colegas praticando ginástica rítmica, Hip Hop e desfile de moda com alunas da própria escola.



A Profa., de Artes, Angélica ,trabalha com argila as figuras do folclore de regiões brasileiras, construindo objetos característicos das regiões estudadas.

Atividade de Educação Física sobre outros esportes .


A Professora Eliane de Educação Fisica proporcionou aos alunos outras atividades esportivas com objetivo de mostrar a eles as várias modalidades de esportes.

Professora Cida de Educação Física e o grupo de teatro


A Professora Cida de Educação Física montou e acompanhou o ensaio dos alunos numa peça de teatro apresentada na escola e no teatro da cidade de Botucatu no encerramento das atividades do Projeto Brasil das Diversidades, coordenado pela Diretoria de Ensino de Botucatu.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aulas de Incentivo a Leitura no Pedretti

Em 2011 o Professor Junior trabalhou o incentivo a leitura com os alunos do 6º anos e 7º anos e depois os alunos sentiram-se motivados para exibirem suas interpretações em forma de novos textos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aulas e Palestras sobre animais no Pedretti em 2011



Trabalho sobre violência com os 6º Anos do Pedretti


Estagiários da Unesp de Botucatu desenvolveram em 2011 Projeto com o tema Violência e agressividade, cujo objetivo foi trabalhar o tema a partir de diversas dinâmicas com os alunos dos 6º anos no 1º semestre em 2011. O tema foi escollhido após apresentação do grupo de universitários, que entre outros temas, consideramos o mais apropriado junto a Proposta Pedagógica da Escola.

Grupo de alunos do Pedretti se apresentaram noTeatro de Botucatu








A Professora Cida de Educação Física montou e acompanhou o ensaio dos alunos numa peça de teatro apresentada no teatro da cidade de Botucatu no encerramento das atividades do Projeto Brasil das Diversidades, coordenado pela Diretoria de Ensino de Botucatu.

domingo, 9 de outubro de 2011

Festa da Primavera 2011 na Escola Pedretti






08/ Outubro de 2011




















sábado, 8 de outubro de 2011

Pesquisa socioeconomica na Escola Pedretti

Tema: Grandezas, Gráficos e Variáveis: A Matemática e o Cotidiano Escolar

Série: 1º Ano do Ensino Médio - Turma: B

Disciplina: Matemática
Duração: 8 horas aulas
Professor Responsável: Professor Rafael Américo

1- Histórico
Trabalhar com projetos sempre foi algo desejável no processo educacional, mas os professores e as equipes de gestão sempre encontram dificuldades ao tentar desenvolver tal tarefa. Estudos apontam que ao trabalhar com projetos didáticos, a aprendizagem dos alunos se torna mais significativa, ou seja, pode-se associar trabalhar com projetos e educação de qualidade. Para Paulo Freire ao trabalhar com projetos didáticos os dois principais entes envolvidos neste projeto, os professores e os alunos, não serão mais os mesmos...”, entende-se nesse sentido o papel transformador que o desenvolvimento de um projeto didático é capaz de propiciar diretamente aos alunos e ao professor. Os estudos, a coleta de dados, as pesquisas, as discussões, as leituras, as decisões e as possibilidades de escolha, por exemplo, são variáveis geralmente apresentadas aos alunos no transcorrer de um projeto, mas que já faziam parte de seu cotidiano em suas relações sociais, no decorrer da sua vida. Aqui percebe-se o caráter social de um projeto didático, promover a cidadania e inserir o aluno em um contexto social no qual ele é sujeito ativo.
Ao fazer uma breve análise sobre “ trabalhar com projetos didáticos” já é possível perceber a sua característica dual: promover uma aprendizagem mais eficiente e significativa de conteúdos e promover a cidadania - facilitando ao aluno a participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social.
Pelo exposto anteriormente torna-se fundamental que as instituições de ensino, até mesmo pelo seu caráter fundamental no processo de educação e de consolidação da democracia, liberte-se das amarras que as impedem de trabalhar com projetos e implemente esse instrumento como parte essencial no desenvolvimento de sua proposta pedagógica, consolidando ainda mais a sua autonomia pedagógica.