domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sonhos, desencontros e excessos: forças que modulam ações humanas.

Prof. Joaquim Luiz Nogueira

O Sonho é aquilo que carrega, aprofunda, extravasa todas as emoções humanas, joga com o tempo presente ao fazer com que experimentemos os passos do amanhã numa trilha de expectativas. Eles resultam de encontros entre realidades e projeções assimiladas a partir das viagens fora do tempo, cujos sentimentos, terminam por traduzir essa língua impronunciável, mas conhecida pelas emoções, que interpretam como possibilidades.

Forças que atravessam o tempo e abrem portas as aspirações, ou seja, atua todas as vezes que enfraquecemos a coragem em prosseguirmos rumo ao desconhecido. Elas surgem diante de nós como imagens refletidas do que buscamos e confirmam que podemos vencer.

A cada desencontro com os objetivos que traçamos, uma fenda se abre de forma semelhante aquela que o escalador de montanhas encontra para dar uma pausa em sua jornada rumo ao topo. E se interpretarmos isso como oportunidade, o vazio angustiante se preenche pelas sensações daquilo que queremos, e esse último, ilumina-se ao estremecer nosso corpo.

No entanto, o Buscar é o movimento que delimita a necessidade de cada indivíduo e pode ir além de sua situação de momento. Esse procurar corta o espaço e o tempo de forma instantânea e amarra a imaginação numa atmosfera de possibilidades, ou seja, capaz de proporcionar imagens confortantes.

O transbordar dessas imagens acontecem na maioria das vezes que conseguimos encontrá-las, conquistá-las ou até quando compramos aquilo que necessitamos. Esse excesso poderá criar certa dependência, que por não possuir uma estrutura real, gera reações desproporcionais, ou seja, a criatura pode querer dominar o criador.

Livros do autor em ebook

http://www.travessa.com.br/Joaquim_Luiz_Nogueira/Autor/9B54F004-35F0-4210-B8F1-084615A8DBAE/eBook/

Jardim do Pedretti fase 2



O que motivou a elaborar o projeto?

Necessidade de espaço verde na escola, para conscientizar os alunos da importância da vegetação para qualidade de vida do planeta. É nas comunidades que os indivíduos desenvolvem a maioria das atividades produtivas e criativas. E constituem o meio mais acessível para a manifestação de opiniões e tomadas de decisões sobre iniciativas e situações que as afetam.
Permitir que a comunidade cuide de seu próprio ambiente (meio para se chegar a sustentabilidade).
Estimular nos alunos o cultivo e a preservação da vegetação.