terça-feira, 19 de março de 2013

Avaliação Diagnóstica de Português 1 semestre 2013

QUESTÕES/HABILIDADES
01 Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
02 Estabelecer relações entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto, comparando itens de informação explícita.
03 Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero.
04 Inferir informação pressuposta ou subentendida em texto literário, com base em sua compreensão global.
05 Localizar itens de informação explícita em um texto, com base em dada proposição afirmativa de conhecimento de mundo social.
06 Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
07 Estabelecer relações de causa/consequência, entre os segmentos de um texto, sendo que a causa é relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita.
08 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas etc.)
09 Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
10 Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
11 Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literário, pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
12 Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.
13 Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: histórias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, textos informativos de interesse escolar, curiosidades (você sabia?), notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas pessoais ou bilhetes.
14 Identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizado em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
15 Localizar item de informação explícita, com base na compreensão global de um texto.




QUESTÕES/HABILIDADES
01 Identificar o sentido conotado de um vocábulo ou expressão utilizados em segmentos de um texto literário selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
02 Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
03 Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases, citações, discurso direto, indireto u indireto livre.
04 Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.
05 Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreensão global
06 Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão coloquial, jargão, gíria ou falar regional.
07 Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
08 Inferir informação pressuposta ou subentendida com base na compreensão global do texto.
09 Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome oblíquo.
10 Distinguir um fato da opinião explícita enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos descontínuos de um texto.
11 Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação.
12 Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, pressões ou imagens ambíguas.
13 Identificar em um texto o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspectos, modo, voz etc.).
14 Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal.
15 Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.



QUESTÕES/HABILIDADES
01 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
02 Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em informações contidas em título, subtítulo ou corpo do texto.
03 Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação.
04 Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreensão global.
05 Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
06 Identificar marcas do foco narrativo num enunciado de narrativa literária.
07 Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica
08 Identificar o sentido conotado de vocábulo ou expressão utilizados em segmentos de um texto literário selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.  
09 Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas, etc.).
10 Inferir informação pressuposta ou subtendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
11 Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
12 Identificar em um texto o efeito de sentido pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
13 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
14 Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
15 Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal.


QUESTÕES/HABILIDADES

01 Justificar o efeito de humor ou ironia produzido em um texto literário, pelo uso intencional de palavras ou expressões.
02 Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas, etc).
03 Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
04 Organizar em sequência lógica itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
05 Estabelecer relações de causa/consequência, entre informações subentendidas ou pressupostas distribuídas ao longo de um texto.
06 Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
07 Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto.
08 Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
09 Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão coloquial, jargão, gíria ou falar regional.
10 Diferenciar ideias centrais e secundárias; ou tópicos e subtópicos de um texto.
11 Localizar informações explícitas no texto.
12 Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
13 Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre.
14 Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese, em um texto argumentativo.
15 Inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.





QUESTÕES/HABILIDADES

01 Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
02 Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (não literários): propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulários, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas-resposta, artigos de divulgação, artigos de opinião, relatórios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos, contratos públicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, gráficos, definições ou textos informativos de interesse curricular.
03 Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, fenômeno, cenário, época ou pessoa.
04 Inferir opiniões ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
05 Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas.
06 Inferir o tema ou assunto principal com base na localização de informações explícitas no texto.
07 Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
08 Inferir a tese de um texto argumentativo com base na argumentação construída pelo autor.
09 Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese em um texto argumentativo.
10 Identificar o uso adequado da concordância nominal ou verbal com base na correlação entre definição/exemplo.
11 Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
12 Justificar, com base nas características dos gêneros, diferenças ou semelhanças no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em textos diferentes.
13 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
14 Justificar o uso de determinados recursos gráficos, sonoros ou rítmicos em um poema.
15 Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões.



QUESTÕES/HABILIDADES
01 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
02 Inferir a perspectiva do narrador em uma narrativa literária, justificando conceitualmente essa perspectiva.
03 Estabelecer relações de causa/consequência entre informações subentendidas ou pressupostas distribuídas ao longo de um texto.
04 Justificar a presença, em um texto, de marcas de variação linguística, no que diz respeito aos fatores geográficos, históricos, sociológicos ou técnicos, do ponto de vista da fonética, do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
05 Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
06 Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário.
07 Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação.
08 Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
09 Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.
10 Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto.
11 Identificar, em um texto, procedimentos explícitos de remissão ou referência a outros textos.
12 Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.
13 Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (não literários): propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulários, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas resposta, artigos de divulgação, artigos de opinião, relatórios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos, contratos públicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, gráficos, definições ou textos informativos de interesse curricular.
14 Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas.
15 Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor.



QUESTÕES/HABILIDADES

01 Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
02 Analisar a função da linguagem predominante nos textos, em situações específicas de interlocução.
03 Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise de procedimentos argumentativos utilizados.
04 Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
05 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
06 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
07 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
08 Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
09 Justificar a presença, em um texto, de marcas de variação linguística que dizem respeito às diferenças entre os padrões da linguagem oral e os da escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
10 Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas.
11 Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas.
12 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
13 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
14 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e / ou morfossintáticos.
15 Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).



Avaliação diagnóstica de Matemática 1 semestre 2013

Levantamento das competências e habilidades  de Matemática em que os alunos apresentam mais dificuldades por série 










Pesquisa socioeconômica para alunos iniciantes em 2013








 



sexta-feira, 15 de março de 2013

Escola Pedretti Neto

As cores de nossa escola 






Terceiro dia de Planejamento na Escola Pedretti Neto


REUNIÃO DE PLANEJAMENTO – 15/03/2013

Pauta de trabalho 

             Vídeo de sensibilização sobre Profissão 

Vídeo de Sensibilização sobre Escolhas


Dicas sobre “Escolha Pessoal” – Formação Continuada
Livro: ALGUMAS REFLEXÕES ANTES DE UMA ESCOLHA PESSOAL


A importância em se utilizar das avaliações diagnósticas no cotidiano e nos planos de ensino.

            Mostrar os gráficos de erros da avaliação diagnóstica, para analise da realidade da escola.

            Distribuir aos professores de português e matemática as cópias dos gráficos com as competências junto com uma prova em branco para debates no sentido de como os demais professores poderão contribuir para melhoria do quadro em cada série/ano se encontra, já com vistas nas competências leitoras e escritora e na elaboração de seu plano de ensino.

            Repassar as tabelas de acertos aos professores de português e matemática de cada série/ano para que possam pontuar os alunos.
            Agendar data para entrega dos planos de ensino.

 Observação em sala de aula
            Será afixado um cronograma mensal na sala dos professores sobre as aulas a serem observadas.

            Critérios utilizados: salas com mais reprovas, tarjetas atrasadas e a convite do professor.

            As observações terão 03 eixos principais:

1.      A aprendizagem, com foco no aluno, ligações entre: professor X aluno X conteúdo

2.      Dinâmica de sala de aula, como é a aula, conversas, participação de grupos

3.      A ação do professor, as intervenções do professor na aula



sexta-feira, 8 de março de 2013

Uniforme da Escola Pedretti Neto 2013



 As famílias dos alunos deram autorização para que eles fossem fotografados com o uniforme da escola. Suas imagens também constituirão o "baner do Pedretti 2013". Parabéns aos alunos que se ofereceram para  apresentar aos outros o uniforme da Escola Pedretti.










sexta-feira, 1 de março de 2013

Planejamento Pedretti 2013

Planejamento 2013/ Professores, funcionários, equipe gestora, supervisão e alunos.