


O que motivou a elaborar esse projeto em 2011?
Observando a tendência dos últimos anos, é comprovado que a leitura é fundamental no cotidiano do nosso aluno, motivo este que nosso projeto visa articular teoria e prática, isto posto e reafirmado na edição do Jornal Nacional do dia 27 de junho do corrente ano. A interpretação e leitura é o foco que estamos incentivando em nossa U.E.
Objetivo
Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta
Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliado o conhecimento pela língua portuguesa, para o trabalho de leitura, refletindo diretamente na sala de aula, para que os alunos empreguem no seu cotidiano.
Refletir, analisar, comparar e contextualizar os diversos gêneros textuais a partir dos conhecimentos prévios e da realidade do aluno.
Sanar as dificuldades do aluno no que se refere à leitura , interpretação e produção de texto.
Incentivar a leitura de histórias infantis, utilizando fantoches para o reconto de fábulas, contos, histórias e parlendas. Utilizar letras e músicas populares brasileiras, bate papo on-line com escritores, tais como: Alcides Nogueira ( dramaturgo e escritor de novelas ), Guiomar Namo de Mello ( educadora ) e João Carlos Moreira ( educador ).
As feiras de ciências podem atuar como um elemento auxiliar do processo de Alfabetização Científica. Aprender ciências e seus instrumentos é parte da aquisição de uma cultura e também propósito do exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, decidimos explorar o potencial de uma feira de ciências em uma escola estadual.
Para a organização de nossa feira de ciências, que ocorreu na EE José Pedretti Neto, os alunos licenciandos do 3.º ano do Curso de Ciências Biológicas, que atualmente cursam a disciplina: Estágio Supervisionado: Temático I, foram convidados a estudar sobre a importância e função do uso do experimento no Ensino de Ciências e Biologia.
Estas temáticas também abordaram (a) riscos sobre uso de equipamentos laboratoriais, (b) concepções alternativas em ciências, (c) respeito e articulação com os conhecimentos prévios dos alunos, (d) tendências da pesquisa no ensino de ciências, entre outros assuntos.
Os estudantes foram convidados para elaborar em duplas três experimentos em cada uma das áreas das ciências: Biologia, Física e Química. Totalizaram 36 experimentos em ciências que foram organizados e apresentados aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio na data de hoje. Os experimentos foram estruturados com o compromisso de contemplar os conteúdos previstos na Proposta Oficial do Governo do Estado de São Paulo para a área de Ciências Físicas e Biológicas (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio).
Desde já, agradeço em nome de meus alunos e alunas à Equipe Gestora da EE José Pedretti Neto pela oportunidade, colaboração integral e pela cessão deste espaço de aprendizagem, mas também de formação de professores. Agradeço ainda a colaboração dos funcionários na organização das turmas e apoio.
Atenciosamente,
Paulo César Gomes
Departamento de Educação do Instituto de Biociências.
Outubro de 2011
A Professora de Biologia, juntamente com os alunos do 5ºano do Instituto de Biociências de Botucatu (UNESP), ministraram uma aula teórica /pratica, trazendo representantes de cada reino dos seres vivos estudados (Reinos monera, protista,Fungi, Plantae e animália).. Houve também o vídeo ilustrativo. A parte teórica foi exposta e discutida em aulas anteriores pela professora da disciplina, tendo sido abordada as principais características de cada reino e sua importância ( Profa Maria Celia Biologia 3ºAno E.M.)
O Professor Rafael de Matemática e seus alunos pesquisaram o perfil socioeconômico da clientela do Pedretti, assim como o grau de escolaridade dos pais e responsáveis entre outras questões importantes para nossa proposta pedagógica.
Atividades em Parceria
Palestras e aulas para todas as séries do Ensino Fundamental e Médio sobre o cuidado com os animais domésticos e as doenças. Trabalho que contou com a parceria dos profissionais da vigilância sanitária do Município de Botucatu, que usaram metodologias diferenciadas para tratar do assunto junto aos alunos.
Aulas do Professor Volpato de História
O Professor Volpato de História trabalhou os símbolos e os significados, depois discutiu com os alunos a opinião deles sobre cada um dos símbolos, com objetivo de levar os alunos a reflexão sobre outros valores e culturas.
A Professora Cida de Educação Física montou e acompanhou o ensaio dos alunos numa peça de teatro apresentada na escola e no teatro da cidade de Botucatu no encerramento das atividades do Projeto Brasil das Diversidades, coordenado pela Diretoria de Ensino de Botucatu.