sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sugestões para o Prêmio Gestão 2013


Regulamentos do Prêmio Gestão Escolar

     Um exercício para a escola pensar nas boas práticas da gestão a partir da autoavaliação. Trata-se do aprimoramento e da troca de experiência como processo de gestão com práticas coletivas e democráticas, cuja ênfase encontra-se no contexto participativo.
    Algumas características do Prêmio
a)    No cadastro inicial a escola deve especificar o tamanho do desafio ao apresentar os dados da escola;
b)    Adaptar as mudanças do roteiro dos planos no manual do CONSED;
c)    O tamanho do desafio a enfrentar é o que conta nesse momento;
d)    As notas 4 ou 5 para uma determinada ação prova que a escola faz bem feito e tem evidências;
e)    Os documentos apresentados como evidências devem possuir qualidade ao serem digitalizados, facilitando a leitura das evidências  e avaliação dos mesmos pelas comissões regionais e estaduais;
f)     Fazer declarações com clareza sobre a que  tipo de gestão o documento se refere, e,  se ela pertence ao ano base exigido pelo prêmio;
g)    Evite anexar evidências ilegíveis, sem descrição e com erros de português. Verifique a coerência  e a coesão dos textos;
h)   Cuidado com o envio de atas sem assinaturas;
i)     Verifique a necessidade de documentos anexados na íntegra, exemplo: regimento escolar etc;
j)      Use em média de 100 a 110 páginas com máximo de 30 fotos;
k)    Evite textos falando das intenções, mantenha o foco somente no que foi realizado;
l)     As atas devem ter objetivos claros obedecendo aos princípios da legalidade da gestão pública nos registros;
m)  Ao registrar os dados, não esqueçam as fontes da pesquisa;
n)   A autoavaliação deve mostrar as falhas e fragilidades sendo  destacado no Plano de Melhorias, assim como as resposta de: Como? Quando? Quem?
o)    Na justificativa deve constar a descrição da escola, localização, desempenho, pontos fortes, fragilidades;
p)    Os resultados devem ter junto as tabelas e gráficos, esclarecimentos e análises para facilitar para o avaliador que está de fora da escola;
q)    Separar projetos da escola e eventos. Os projetos devem estar de acordo com o currículo oficial;
r)     A gestão participativa não deve ficar somente nos eventos da escola;
s)    A gestão de pessoas deve mostrar o desempenho das mesmas;
t)     A gestão de recursos financeiros deve mostrar a participação nos gastos;
u)   A gestão de resultados deve apresentar a discussão evolutiva com o coletivo e a comunidade.  Os encaminhamentos devem ser esclarecidos com textos dissertativos. Apresente evidencias da discussão dos resultados com a comunidade com os profissionais da escola. Mostre transparência nos resultados através de Blog, sites, reuniões, murais;
v)    Não use a mesma foto no documento, acrescente pesquisa de opinião,
w)   O Projeto Pedagógico deve apresentar participação no processo e apontar quais parcerias? Sobre o que? Como? 

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