Regulamentos
do Prêmio Gestão Escolar
Um exercício para a escola pensar nas boas
práticas da gestão a partir da autoavaliação. Trata-se do aprimoramento e da
troca de experiência como processo de gestão com práticas coletivas e
democráticas, cuja ênfase encontra-se no contexto participativo.
Algumas características
do Prêmio
a) No cadastro
inicial a escola deve especificar o tamanho do desafio ao apresentar os dados
da escola;
b) Adaptar
as mudanças do roteiro dos planos no manual do CONSED;
c) O
tamanho do desafio a enfrentar é o que conta nesse momento;
d) As notas
4 ou 5 para uma determinada ação prova que a escola faz bem feito e tem
evidências;
e) Os
documentos apresentados como evidências devem possuir qualidade ao serem
digitalizados, facilitando a leitura das evidências e avaliação dos mesmos pelas comissões
regionais e estaduais;
f) Fazer
declarações com clareza sobre a que tipo
de gestão o documento se refere, e, se
ela pertence ao ano base exigido pelo prêmio;
g) Evite
anexar evidências ilegíveis, sem descrição e com erros de português. Verifique a
coerência e a coesão dos textos;
h) Cuidado
com o envio de atas sem assinaturas;
i) Verifique
a necessidade de documentos anexados na íntegra, exemplo: regimento escolar
etc;
j) Use
em média de 100 a 110 páginas com máximo de 30 fotos;
k) Evite
textos falando das intenções, mantenha o foco somente no que foi realizado;
l) As
atas devem ter objetivos claros obedecendo aos princípios da legalidade da
gestão pública nos registros;
m) Ao
registrar os dados, não esqueçam as fontes da pesquisa;
n) A autoavaliação
deve mostrar as falhas e fragilidades sendo destacado no Plano de Melhorias, assim como as
resposta de: Como? Quando? Quem?
o) Na
justificativa deve constar a descrição da escola, localização, desempenho,
pontos fortes, fragilidades;
p) Os
resultados devem ter junto as tabelas e gráficos, esclarecimentos e análises
para facilitar para o avaliador que está de fora da escola;
q) Separar
projetos da escola e eventos. Os projetos devem estar de acordo com o currículo
oficial;
r) A gestão
participativa não deve ficar somente nos eventos da escola;
s) A
gestão de pessoas deve mostrar o desempenho das mesmas;
t) A gestão
de recursos financeiros deve mostrar a participação nos gastos;
u) A
gestão de resultados deve apresentar a discussão evolutiva com o coletivo e a
comunidade. Os encaminhamentos devem ser
esclarecidos com textos dissertativos. Apresente evidencias da discussão dos
resultados com a comunidade com os profissionais da escola. Mostre transparência
nos resultados através de Blog, sites, reuniões, murais;
v) Não
use a mesma foto no documento, acrescente pesquisa de opinião,
w) O
Projeto Pedagógico deve apresentar participação no processo e apontar quais
parcerias? Sobre o que? Como?
Nenhum comentário:
Postar um comentário