QUESTÕES/HABILIDADES
01
–
Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com
o tema.
02
–
Estabelecer relações
entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto, comparando itens de informação
explícita.
03
–
Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios
sobre o gênero.
04
–
Inferir informação
pressuposta ou subentendida em texto literário,
com base em sua compreensão global.
05
–
Localizar itens de informação explícita em um texto, com base em dada proposição
afirmativa de conhecimento de mundo social.
06
–
Organizar os episódios principais de uma narrativa literária
em sequência
lógica.
07
–
Estabelecer relações
de causa/consequência,
entre os segmentos de um texto, sendo que a causa é
relativa a um fato referido pelo texto e a consequência
está
explícita.
08
–
Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário
pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação,
exclamação,
reticências,
aspas etc.)
09
–
Inferir informação
pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais
presentes.
10
–
Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de
palavras, expressões ou imagens ambíguas.
11
–
Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literário,
pela exploração
de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
12
–
Estabelecer relações
entre segmentos de texto, identificando substituições por
formas pronominais de grupos nominais de referência.
13
–
Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização
interna dos gêneros
não
literários:
histórias
em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções
para jogos, cardápios,
indicações
escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou
de enciclopédia,
textos informativos de interesse escolar, curiosidades (você
sabia?), notícias,
cartazes informativos, folhetos de informação,
cartas pessoais ou bilhetes.
14
–
Identificar o sentido denotado de vocábulo
ou expressão
utilizado em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substituí-lo
por sinonímia
no contexto em que se insere.
15
–
Localizar item de informação explícita, com base na compreensão global
de um texto.
QUESTÕES/HABILIDADES
01 – Identificar o sentido conotado de um vocábulo ou expressão
utilizados em segmentos de um texto literário
selecionando aquele que pode substituí-lo
por sinonímia no contexto em que se insere.
02 – Organizar os episódios
principais de uma narrativa literária em
sequência lógica.
03 – Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases,
citações, discurso direto, indireto u indireto livre.
04 – Identificar recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e
mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político, cultural, social ou ambiental.
05 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em
sua compreensão global
06 – Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão coloquial, jargão, gíria ou falar regional.
07 – Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às
diferenças entre a linguagem oral e a escrita do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
08 – Inferir informação
pressuposta ou subentendida com base na compreensão
global do texto.
09 – Estabelecer relações entre
segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome oblíquo.
10 – Distinguir um fato da opinião explícita enunciada em relação a
esse mesmo fato, em segmentos descontínuos de
um texto.
11 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar
essa relação.
12 – Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso
intencional de palavras, pressões ou imagens ambíguas.
13 – Identificar em um texto o efeito de sentido produzido pelo
uso de determinadas categorias gramaticais (gênero,
número, casos, aspectos, modo, voz etc.).
14 – Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto
principal.
15 – Identificar recursos semânticos
expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
QUESTÕES/HABILIDADES
01 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela exploração de
recursos ortográficos ou morfossintáticos.
02 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em
informações contidas em título,
subtítulo ou corpo do texto.
03 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar
essa relação.
04 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em
sua compreensão global.
05 – Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao
longo de um texto.
06 – Identificar marcas do foco narrativo num enunciado de
narrativa literária.
07 – Organizar os episódios
principais de uma narrativa literária em
sequência lógica
08 – Identificar o sentido conotado de vocábulo ou expressão utilizados
em segmentos de um texto literário selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no
contexto em que se insere.
09 – Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação,
exclamação, reticências, aspas, etc.).
10 – Inferir informação pressuposta
ou subtendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
11 – Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso
intencional de palavras, expressões ou
imagens ambíguas.
12 – Identificar em um texto o efeito de sentido pelo uso de
determinadas categorias gramaticais (gênero,
número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
13 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
14 – Inferir informação
pressuposta ou subentendida em um texto literário,
com base na sua compreensão global.
15 – Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto
principal.
QUESTÕES/HABILIDADES
01 – Justificar o efeito de humor ou ironia produzido em um
texto literário, pelo uso intencional de palavras ou expressões.
02 – Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto
literário, pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação,
exclamação, reticências, aspas, etc).
03 – Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às
diferenças entre a linguagem oral e a escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe.
04 – Organizar em sequência lógica itens de informação explícita, distribuídos ao
longo de um texto.
05 – Estabelecer relações de
causa/consequência, entre informações
subentendidas ou pressupostas distribuídas ao
longo de um texto.
06 – Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao
longo de um texto.
07 – Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localização de informações explícitas no texto.
08 – Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
09 – Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão coloquial, jargão, gíria ou falar regional.
10 – Diferenciar ideias centrais e secundárias; ou tópicos e subtópicos de um texto.
11 – Localizar informações
explícitas no texto.
12 – Inferir informação
pressuposta ou subentendida em um texto literário,
com base na sua compreensão global.
13 – Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases,
citações, discurso direto, indireto ou indireto livre.
14 – Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender
sua tese, em um texto argumentativo.
15 – Inferir opiniões ou
conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
QUESTÕES/HABILIDADES
01
–
Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e
assunto principal.
02
–
Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização
interna dos gêneros
escritos (não
literários):
propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais,
formulários,
verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícias,
cartazes informativos, folhetos de informação,
cartas-resposta, artigos de divulgação,
artigos de opinião,
relatórios,
entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos,
contratos públicos,
diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, gráficos,
definições
ou textos informativos de interesse curricular.
03
–
Localizar itens de informação explícita, relativos à
descrição
de características
de determinado objeto, fenômeno, cenário, época ou pessoa.
04
–
Inferir opiniões
ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto.
05
–
Estabelecer relações
entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos
e o corpo do texto, comparando informações
pressupostas ou subentendidas.
06
–
Inferir o tema ou assunto principal com base na localização
de informações
explícitas
no texto.
07
–
Localizar e relacionar itens de informação explícita,
distribuídos
ao longo de um texto.
08
–
Inferir a tese de um texto argumentativo com base na argumentação
construída
pelo autor.
09
–
Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese em um texto
argumentativo.
10
–
Identificar o uso adequado da concordância
nominal ou verbal com base na correlação
entre definição/exemplo.
11
–
Identificar recursos semânticos expressivos (antítese,
personificação,
metáfora,
metonímia)
em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
12
–
Justificar, com base nas características
dos gêneros,
diferenças
ou semelhanças
no tratamento dado a uma mesma informação
veiculada em textos diferentes.
13
–
Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas
categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
14
–
Justificar o uso de determinados recursos gráficos,
sonoros ou rítmicos
em um poema.
15
–
Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literário
pelo uso intencional de palavras ou expressões.
QUESTÕES/HABILIDADES
01– Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo
uso de determinadas categorias gramaticais (gênero,
número,
casos, aspecto, modo, voz etc.).
02
– Inferir a perspectiva do narrador em uma narrativa
literária,
justificando conceitualmente essa perspectiva.
03
– Estabelecer relações de
causa/consequência
entre informações
subentendidas ou pressupostas distribuídas ao
longo de um texto.
04
– Justificar a presença, em
um texto, de marcas de variação linguística, no que diz respeito aos fatores geográficos,
históricos,
sociológicos
ou técnicos,
do ponto de vista da fonética, do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
05
– Identificar recursos semânticos
expressivos (antítese,
personificação,
metáfora,
metonímia)
em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
06
– Identificar uma interpretação
adequada para um determinado texto literário.
07
– Estabelecer relações lógico-discursivas
marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar
essa relação.
08
– Localizar e relacionar itens de informação
explícita,
distribuídos
ao longo de um texto.
09
– Identificar recursos verbais e não
verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos
e hábitos
ou de gerar uma mensagem de cunho político,
cultural, social ou ambiental.
10
– Inferir o tema ou o assunto principal, com base na
localização
de informações
explícitas
no texto.
11– Identificar, em um texto, procedimentos explícitos
de remissão
ou referência
a outros textos.
12
– Estabelecer relações
entre segmentos de texto, identificando substituições por
formas pronominais de grupos nominais de referência.
13
– Identificar os possíveis
elementos constitutivos da organização
interna dos gêneros
escritos (não
literários):
propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais,
formulários,
verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícias,
cartazes informativos, folhetos de informação,
cartas resposta, artigos de divulgação,
artigos de opinião,
relatórios,
entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos,
contratos públicos,
diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, gráficos,
definições
ou textos informativos de interesse curricular.
14
– Estabelecer relações
entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos
e o corpo do texto, comparando informações
pressupostas ou subentendidas.
15
– Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na
argumentação
construída
pelo autor.
QUESTÕES/HABILIDADES
01 – Relacionar informações
geradas nos sistemas de comunicação e
informação, considerando a função
social desses sistemas.
02 – Analisar a função da
linguagem predominante nos textos, em situações
específicas de interlocução.
03 – Inferir em um texto quais são os
objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise
de procedimentos argumentativos utilizados.
04 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
05 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
06 – Interpretar texto com auxílio de
material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
07 – Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
08 – Identificar recursos semânticos
expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
09 – Justificar a presença, em
um texto, de marcas de variação linguística que dizem respeito às
diferenças entre os padrões da
linguagem oral e os da escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
10 – Estabelecer relações
entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos
e o corpo do texto, comparando informações
pressupostas ou subentendidas.
11 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo
relações entre informações
pressupostas ou subentendidas.
12 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
13 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios etc.
14 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos
e / ou morfossintáticos.
15 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo
uso de determinadas categorias gramaticais (gênero,
número, casos, aspecto, modo, voz etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário