Principais temas de Replanejamento 2017
Do ponto de vista das exigências sociais e
de desenvolvimento pessoal.
Atender
às necessidades e características dos estudantes de diversos contextos sociais
e culturais e com diferentes capacidades e interesses
Tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual,
Projeto educativo coerente, articulado e integrado, de acordo com os
modos de ser e de se desenvolver das crianças e adolescentes nos diferentes
contextos sociais.
A necessidade de assegurar aos alunos um percurso
contínuo de aprendizagem
A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos
professores e pela escola como parte integrante da proposta
curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação
pedagógica e deve:
I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa
e diagnóstica, com vistas a:
-utilização de estratégias e abordagens de acordo com as
necessidades dos alunos,
-
A observação,
o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e
coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre
outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de
desenvolvimento do educando;
O desempenho global do aluno durante
o período letivo,
no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados obtidos
durante o período letivo sobre os da prova final, caso esta seja exigida, considerando as
características individuais do aluno e indicando sua possibilidade de prosseguimento de
estudos.
•Os resultados das diferentes
avaliações de desempenho dos
alunos, realizadas em grupo ou
individualmente durante todo o período
letivo, devem
ser registradas em documento próprio nos termos da proposta pedagógica da
escola e do Regimento Escolar.
•A escola deverá
reunir um Conselho de Classe, órgão colegiado, formado por seu corpo docente,
com a finalidade de decidir a
conveniência pedagógica de retenção ou promoção de alunos que se enquadrem nos
critérios descritos em seu Regimento Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário