O
Projeto Político Pedagógico e a gestão escolar
Antônia
Carvalho Bussmann In Ilma
P. Alencastro Veiga (org.) Projeto Político Pedagógico da Escola
1-
Um
documento fundamental para implantar
ação reflexão ;
2-
Delinear
de forma coletiva a competência
principal esperada do educador e de sua experiência na escola;
3-
Oferece
garantia visível e sempre aperfeiçoável da qualidade esperada no processo educativo;
4-
Indica
e reforça a função precípua da direção
da escola e da equipe diretiva ou
coordenadora;
5-
Entender
e considerar o projeto como processo sempre em construção;
6-
Deve
renovar-se constantemente, caso contrário estará negando a si próprio;
7-
Indicar
e reforçar a função precípua da equipe diretiva ou coordenadora no sentido de
administrar e liderar sua consecução, em sintonia com o grupo;
8-
A
organização deve ser determinada pelo compromisso, pela missão ou pelo objetivo
que justifica sua existência ou a que se propõe, pelo público alvo e ambiente
que se insere;
9-
O
público e o ambiente apresentam as
características socioeconômicas e culturais que por serem diferenciadas condicionam as condições de acesso à escola;
10-
Considerar a capacidade de cada pessoa para a
construção do conhecimento, na condição de agente, de sujeito que pensa, age,
faz e reflete;
11-
O processo educativo e sua complexidade tornam
imperioso que se busque um nível de
interdisciplinaridade e de complementaridade epistemológica para dar conta da
consecução dos fins educacionais.
12-
Há que se considerar a influência e a relação
da escola com seu contexto social e
político e considerar, especialmente, a subjetividade na construção do conhecimento, os valores e hierarquia
desses valores que presidem o
estabelecimento de metas e prioridades;
13-
Considerar que todos os componentes
organizacionais procedem do ambiente e o
resultado do que se produz na
organização retorna ao meio;
14-
Entendida
a construção do conhecimento numa concepção dialética, construto histórico
dinâmico e contínuo, nele o indivíduo aprende
por interações coletivas;
15-
Desenvolver
prática pedagógica que a criança e o jovem
se relacionam entre si, com professores , idéias, valores, ciência, arte e
cultura, livros e equipamentos, problemas e desafios, concretizando a missão da
escola de criar as oportunidades para
que eles se desenvolvam, construam e recontruam o saber;
16-
O
conhecimento da realidade escolar deve ser baseado em diagnóstico sempre
atualizado e acompanhado;
17-
A análise e a avaliação diagnóstica devem criar
soluções as situações-problema da escola,, dos grupos, e dos indivíduos..
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