sábado, 8 de outubro de 2011

Pesquisa socioeconomica na Escola Pedretti

Tema: Grandezas, Gráficos e Variáveis: A Matemática e o Cotidiano Escolar

Série: 1º Ano do Ensino Médio - Turma: B

Disciplina: Matemática
Duração: 8 horas aulas
Professor Responsável: Professor Rafael Américo

1- Histórico
Trabalhar com projetos sempre foi algo desejável no processo educacional, mas os professores e as equipes de gestão sempre encontram dificuldades ao tentar desenvolver tal tarefa. Estudos apontam que ao trabalhar com projetos didáticos, a aprendizagem dos alunos se torna mais significativa, ou seja, pode-se associar trabalhar com projetos e educação de qualidade. Para Paulo Freire ao trabalhar com projetos didáticos os dois principais entes envolvidos neste projeto, os professores e os alunos, não serão mais os mesmos...”, entende-se nesse sentido o papel transformador que o desenvolvimento de um projeto didático é capaz de propiciar diretamente aos alunos e ao professor. Os estudos, a coleta de dados, as pesquisas, as discussões, as leituras, as decisões e as possibilidades de escolha, por exemplo, são variáveis geralmente apresentadas aos alunos no transcorrer de um projeto, mas que já faziam parte de seu cotidiano em suas relações sociais, no decorrer da sua vida. Aqui percebe-se o caráter social de um projeto didático, promover a cidadania e inserir o aluno em um contexto social no qual ele é sujeito ativo.
Ao fazer uma breve análise sobre “ trabalhar com projetos didáticos” já é possível perceber a sua característica dual: promover uma aprendizagem mais eficiente e significativa de conteúdos e promover a cidadania - facilitando ao aluno a participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social.
Pelo exposto anteriormente torna-se fundamental que as instituições de ensino, até mesmo pelo seu caráter fundamental no processo de educação e de consolidação da democracia, liberte-se das amarras que as impedem de trabalhar com projetos e implemente esse instrumento como parte essencial no desenvolvimento de sua proposta pedagógica, consolidando ainda mais a sua autonomia pedagógica.


































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário