sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Feira de ciências no Pedretti


Feira de Ciências com a participação do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu

Uma experiência significativa para os alunos do Pedretti




As feiras de ciências podem atuar como um elemento auxiliar do processo de Alfabetização Científica. Aprender ciências e seus instrumentos é parte da aquisição de uma cultura e também propósito do exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, decidimos explorar o potencial de uma feira de ciências em uma escola estadual.
Para a organização de nossa feira de ciências, que ocorreu na EE José Pedretti Neto, os alunos licenciandos do 3.º ano do Curso de Ciências Biológicas, que atualmente cursam a disciplina: Estágio Supervisionado: Temático I, foram convidados a estudar sobre a importância e função do uso do experimento no Ensino de Ciências e Biologia.
Estas temáticas também abordaram (a) riscos sobre uso de equipamentos laboratoriais, (b) concepções alternativas em ciências, (c) respeito e articulação com os conhecimentos prévios dos alunos, (d) tendências da pesquisa no ensino de ciências, entre outros assuntos.
Os estudantes foram convidados para elaborar em duplas três experimentos em cada uma das áreas das ciências: Biologia, Física e Química. Totalizaram 36 experimentos em ciências que foram organizados e apresentados aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio na data de hoje. Os experimentos foram estruturados com o compromisso de contemplar os conteúdos previstos na Proposta Oficial do Governo do Estado de São Paulo para a área de Ciências Físicas e Biológicas (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio).
Desde já, agradeço em nome de meus alunos e alunas à Equipe Gestora da EE José Pedretti Neto pela oportunidade, colaboração integral e pela cessão deste espaço de aprendizagem, mas também de formação de professores. Agradeço ainda a colaboração dos funcionários na organização das turmas e apoio.
Atenciosamente,


Paulo César Gomes
Departamento de Educação do Instituto de Biociências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário