segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dezessete argumentos para a construção do Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico   e  a  gestão escolar
Antônia Carvalho  Bussmann  In  Ilma P. Alencastro Veiga (org.) Projeto Político Pedagógico da Escola



1-    Um documento fundamental para implantar  ação reflexão ;
2-    Delinear de forma coletiva  a competência principal esperada do educador e de sua experiência na escola;
3-    Oferece garantia visível e sempre aperfeiçoável da qualidade  esperada no processo  educativo;
4-    Indica e reforça  a função precípua da direção da escola e da  equipe diretiva ou coordenadora;
5-    Entender e considerar o projeto como processo  sempre em construção;
6-    Deve renovar-se constantemente, caso contrário estará negando a si próprio;
7-    Indicar e reforçar a função precípua da equipe diretiva ou coordenadora no sentido de administrar e liderar sua consecução, em sintonia com o grupo;
8-    A organização deve ser determinada pelo compromisso, pela missão ou pelo objetivo que justifica sua existência ou a que se propõe, pelo público alvo e ambiente que se insere;
9-    O público  e o ambiente apresentam as características  socioeconômicas e culturais  que por serem diferenciadas  condicionam as condições de acesso à escola;
10-  Considerar a capacidade de cada pessoa para a construção do conhecimento, na condição de agente, de sujeito que pensa, age, faz e reflete;
11-  O processo educativo e sua complexidade tornam imperioso  que se busque um nível de interdisciplinaridade e de complementaridade epistemológica para dar conta da consecução  dos fins educacionais.
12-  Há que se considerar a influência e a relação da escola com seu contexto social  e político e considerar, especialmente, a subjetividade na construção  do conhecimento, os valores e hierarquia desses valores que presidem  o estabelecimento  de metas e prioridades;
13-   Considerar que todos os componentes organizacionais  procedem do ambiente e o resultado  do que se produz na organização  retorna ao meio;
14- Entendida a construção do conhecimento numa concepção dialética, construto histórico dinâmico e contínuo, nele o indivíduo aprende  por interações coletivas;
15- Desenvolver prática pedagógica que a criança  e o jovem se relacionam entre si, com professores , idéias, valores, ciência, arte e cultura, livros e equipamentos, problemas e desafios, concretizando a missão da escola  de criar as oportunidades para que eles se desenvolvam, construam e recontruam o saber;
16- O conhecimento da realidade escolar deve ser baseado em diagnóstico sempre atualizado e acompanhado;
17-  A análise e a avaliação diagnóstica devem criar soluções as situações-problema da escola,, dos grupos, e dos indivíduos..



Nenhum comentário:

Postar um comentário